terça-feira, 3 de setembro de 2013

Especial Regresso às Aulas #7 - Como estudar

Este foi um dos post's mais pedidos, e sei que certamente irá ajudar muita gente, mais propriamente para o secundário. Estas dicas e métodos são aquelas com que eu estudavam e que resultavam comigo, era assim que tirava boas notas, no entanto aquilo que resulta comigo pode não resultar contigo, é uma questão de tentares logo no inicio.
Antes de ter estilo, ser popular, bla, bla, bla, é necessário ter boas notas, porque é isso que vai permitir no 12º ano ter uma boa média de entrada para aquela faculdade que tanto queríamos, e é necessário começar a trabalhar para isso logo desde o inicio.




Estudar é um processo que se divide em várias vertentes, o que eu quero dizer com isto é que o estudo começa nas aulas e acaba em casa, se não fizerem um dele, não vais conseguir ter sucesso e não vais conseguir as notas que querias.


Nas aulas:

A primeira coisa de todas a fazer é estares atenta, eu sei que custa que existe muito para falar com os amigos, mas faz um esforço, os intervalos são para conversar tens ali 15/10 minutos para falar sem parar nos intervalos, por isso tenta estar atenta nos intervalos.

O que eu faço nas aulas é escrever tudo aquilo que o professor diz, tudo mesmo. No secundário não existe nenhum professor que faça apontamentos no quadro, que esteja a ler aquela página do livro, que te de resumos da matéria, etc, etc. Na secundária o que fazem (e que se vocês aproveitarem, têm metade do estudo feito) é ditar/explicar a matéria a um nível astronómico, mas acreditem tudo aquilo que eles dizem é o que precisam de saber para tirar aquela nota excelente.
O meu conselho é então escrevem tudo aquilo que ele diz no caderno, é óbvio que não vais poder estar a por uma cor nesta palavra e outra naquela, nem vais conseguir ter um caderno todo bonito e organizado, mas desde que tu entendas o que está escrito não existe qualquer problema.




Resolve os exercícios que o professor te propõe nas aulas e tenta resolver tudo nas aulas, porque assim se tiveres alguma dúvida podes resolver logo na hora e não ficas com a dúvida pendente, com o risco de depois te esqueceres dela.

Aconselho-te a teres uma agenda que leves todos os dias para as aulas, porque assim se um professor disser que tens tpc para a próxima aula, ou tens um trabalho para entregar ou até mesmo um teste podes apontar na agenda e assim consegues-te organizar e fazer tudo a tempo e horas, sem ser em cima da hora.

E basicamente é isto que deves fazer nas aulas, apontar tudo aquilo que o professor diz e escreve no quadro, procura esclarecer as tuas dúvidas e resolve os exercícios propostos.




Em casa:

Agora é que é preciso trabalhar a sério como costumo dizer. Assim que chegas a casa deves fazer uma pequena pausa (30 minutos no máximo) e depois trabalhar a sério. Deves estudar todos os dias para não ficares com matéria em atraso, se não depois não dás conta do recado, acredita no que te digo.

Deves então fazer os tpc assim que chegares a casa, na secundária é raro haver tpc (às vezes existe) mas muitas vezes o professor diz para resolver esta página de exercícios, ou a outra, e é essa a primeira coisa que deves fazer quando chegares a casa, resolver os exercícios para que na próxima aula possas esclarecer as tuas dúvidas.

Agora que não tens mais exercícios para resolver propostos pelos professores, é altura de fazeres os teus apontamentos.



Como fazer apontamentos?

O facto de eu ter dito para apontar tudo aquilo que o professor diz é para facilitar na altura de fazer os apontamentos. Fazer apontamentos é basicamente passar a limpo aquilo tudo que o professor disse na aula. 

A primeira coisa a fazer é leres aquilo que escreves-te na aula e ver se faz sentido. Como é óbvio deve haver uma ou outra frase que está um pouco incompleta, o que deves fazer é então abrir o manual e completa-la de forma a fazer sentido. Lê também as páginas do manual e vê se existe alguma informação relevante que o professor não tenha referido.

E agora é a hora de organizar tudo nos apontamentos. Escreve tudo direito, por palavras tuas, mas sem desfazer o sentido da frase.

Eu costumo fazer em folhas daquelas de recarga tudo direitinho, títulos de uma cor, subtítulos de outra e uma destas cores para depois sublinhar as ideias principais. Os post's it são uma ótima ajuda para dares destaque a alguma coisa, por exemplo a uma fórmula ou assim.




É claro que os apontamentos são aplicado a disciplinas mais teóricas, como a Biologia, a Filosofia, e quer queiram, quer não a Física e Química, que além de teórica é também muito prática...

Aproveita para ver também o manual no que toca a resumos, ou até mesmo o caderno de actividades, por vezes lá encontram-se grandes relíquias. 

Quando tiveres os teus apontamentos feitos é hora de por a matéria em prática, ou seja, faz uns dois ou três exercícios para consolidares a matéria e para ver se não surgem dúvidas entretanto.

Se estudares sempre, vais ver que tens muito menos pressão na altura dos testes, estudando um pouco todos os dias, tudo se torna muito mais simples e fácil.




E é isto meninas. Gostaram deste post? Acham que vai ser útil? Qual é o vosso método de estudo? c:





11 comentários:

  1. Acho uma boa dica apontar o que os professores vão dizendo porque não vamos conseguir decorar tudo e antes de testes é necessário rever. Confesso que no secundário me bastava estar um pouco mais atenta e não precisava quase de estudar em casa para ter boas notas.
    Penso que na faculdade é um bocadinho diferente pelo menos para mim foi, porque para quem não estava habituada como eu a ter que tirar tempo para estudar em casa, ai sim ele foi fundamental.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, então não foste como eu Marisa, no secundário sempre estudei, para algumas disciplinas mais que outras... Agora vamos ver como é na faculdade...

      Beijinhos :)

      Eliminar
  2. Eu estudo diariamente, estou atenta nas aulas e faço exercícios variados e resumos.
    Deixei-te uma tag no meu blog: http://thebvitamin.blogspot.pt/2013/09/liebster-award-tag.html
    Quando responderes avisa-me (:

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Gostei do teu blog!
    Estou-te a seguir via GFC, se quiseres segue-me de volta!
    http://annluckindarkdays.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. vais para a universidade neh
    Eu estou no ultimo ano do secundário e preciso desesperadamente de subir a minha média, podes dar-me algumas dicas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é verdade!

      Sim, posso, assim que tiver um tempinho faço um post com algumas dicas :)

      Eliminar