domingo, 25 de agosto de 2013

Especial Regresso às Aulas #5 - Lista de Material Escolar (e como poupar na compra)

 Todas nós adoramos esta altura do ano, é aquela altura em que compramos o novo material escolar e todas aquelas coisinhas que adoramos, mas a verdade é que isto tudo custa dinheiro e bastante, por isso é necessário poupar, devemos ter em consideração em algumas coisas e não apenas comprar por comprar.



Os materiais essenciais a comprar são:
  • Canetas azuis ou pretas*
  • Canetas coloridas*
  • Lápis
  • Afia*
  • Lapiseira*
  • Minas*
  • Borracha*
  • Corretor*
  • Régua*
  • Tesoura
  • Cola
  • Fita-cola
  • Cadernos*
  • Dossier*
  • Recarga de folhas (quadriculadas e pautadas)*
  • Micas* 
  • Capa*
  • Marcadores para sublinhar*
  • Post it’s*
  • Compasso*
  • Esquadro*
  • Transferidor*
  • Calculadora (cientifica se fores do ensino básico, gráfica se fores do ensino secundário)*
  • Estojo*
  • Material de Desenho (no inicio do ano o professor vai disponibilizar-te uma lista)

P.S: Se preferires utilizar lápis não necessitas de comprar a lapiseira nem as minas, porém se preferires utilizar lapiseira aconselho-te a teres no estojo um lápis, não vá a lapiseira falar ou algo do género.


Para quem pediu o material escolar para ciências e tecnologias:

Então tudo aquilo que está marcado com o asterisco é necessário, como é óbvio, podes fazer opções, ou seja: Deves optar por cadernos ou dossier para utilizares nas aulas, para fazeres os devidos apontamentos nas aulas, para resolver os exercicios, etc, etc. Deves depois optar também por caderno ou dossier para fazeres os teus resumos em casa, é muito importante. Em relação a quantos cadernos deves comprar (se optares por cadernos), se tiveres as mesmas disciplinas que eu tive (Português, Matemática, Filosofia, Inglês (se for Francês a ideia é a mesma), Biologia e Geologia e Física e Química A), vais precisar de vários cadernos. Podes juntar assim, Português e Inglês num só caderno (uma vez que são disciplinas em que não escreves muito), um caderno para Matemática, um para Filosofia (acredita que se escreve testamentos...), um para Biologia e Geologia e outros para Física e Química A.
Vais necessitar de comprar também uma calculadora gráfica, que são bastante dispendiosas, mas aconselho-te a só comprares quando as aulas começarem porque o teu professor vai-te sugerir comprares uma que é aquela com que eles também trabalham e que toda a tua turma também vai usar, não vale a pena comprares uma que depois não sabes usar e o teu professor também não te sabe ensinar, certo?
E penso que não vais necessitar assim de mais nada, se for necessário algum artigo em especial os teus professores irão te avisar posteriormente quando as aulas começarem!


Dicas para economizar na compra de material escolar:

Reutiliza o material do ano anterior´

Sim, existe coisas que podem ser reutilizadas como por exemplo as micas, estas compram-se um pack de 100 e de certeza que se comprares um pack elas vão te dar para até mais não, eu tenho um pack que já dura à anos! Se compras-te por exemplo um pack de 10 canetas, as que não utilizas-te no ano anterior podes perfeitamente utilizar neste ano porque ainda estão em bom estado. Outros materiais como a régua, o esquadro, a calculadora, o afia, as canetas de cor, os marcadores, ainda devem poder ser utilizados porque são materiais que duram mais de um ano, dá uma limpeza e ficam como novos.





Comprar em packs

Comprar em pack compensa, normalmente, mais, ou seja em vez de por exemplo comprares só uma caneta e um só lápis (que não chega) e depois a meio do ano ires comprar outra caneta e outro lápis é só trabalho, além de te sair muito mais caro. Hoje em dia já tens packs de canetas, lápis, marcadores, o que quer que seja, muito menos dispendiosos do que se comprasses só uma coisinha de cada vez.



Mochila Nova

Deves pensar bem neste assunto porque uma mochila ainda é um pouco cara, e se a tua do ano passado estiver rota ou seja pouco adequada para a tua idade deves considerar a hipótese de comprar uma mochila nova. Avalia bem a qualidade antes de comprar e atenção uma mochila por ser cara não é sinónimo de ser boa/resistente, eu comprei por duas vez duas mochilas de 30 e tal euros e só duraram um ano cada uma, foi um muito mau investimento, no ano passado optei por uma de 10€ já que era para durar apenas um ano.



E é isto meninas, ufa, este post foi longo! ? Meninas que pediram o material escolar de ciências e tecnologias e todos aqueles que leram o post gostaram? Têm alguma dúvida especifica? Gostava de saber também se estariam interessada num post muito completo sobre como estudar, como ser boa aluna... Gostavam?




11 comentários:

  1. SÓ posso dizer uma coisa sobre o post:

    ADOREI! Esta fantástico, esclareceu todas as minhas duvidas.

    Obrigada, Ana bjinhos :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, obrigada Carina, fico muito contente por teres gostado assim tanto!

      Se alguma vez precisares de algo, ou tiveres alguma questão em que possa ajudar podes sempre perguntar.

      Beijinhos :)

      Eliminar
  2. ótimas dicas, está mesmo muito bom e útil! Beijinhos <3

    http://wish-i-were-alice.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, ainda bem que gostaste!

      Beijinhos :)

      Eliminar
  3. gostei do post! Podes fazer um post a descrever a tua experiência no 10º ano e no secundário em geral?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste!

      Sim, claro que posso fazer um post sobre a minha experiência no secundário :)

      Beijinhos :)

      Eliminar
  4. Ola Ana, adorei o post, só tenho uma pergunta q não sei se me sabes responder

    Eu vou para o 10ºano para ciências socioeconómicos, sabes se é preciso caderno de quadrados msmo para a disciplina de economia??


    Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês, acho que utilizas caderno pautado porque apesar de ter algumas fórmulas, é mais à base de textos. Se fores ver alguns resumos na internet da disciplina vês que é tudo texto.

      Espero ter ajudado.

      Beijinhos, Ana :)

      Eliminar
  5. Bem pensado este post aposto que vai ser útil para muitas meninas nesta altura do regresso às aulas! :)

    ResponderEliminar