domingo, 28 de julho de 2013

Cuidados com o rosto

O rosto é a primeira parte do corpo em que reparamos quando conhecemos uma pessoa, ou seja, é o nosso cartão de visita. Por esta razão devemos cuidar do rosto para causarmos uma boa impressão.

Cuidar do rosto é um hábito que se deve adquirir desde cedo para que não traga complicações no futuro.
São vários os factores que interferem negativamente no processo de renovação de células, tal como o stress, o fumo, uma má alimentação, o excesso de sol, etc, etc, podia ficar aqui mais meia hora a dizer todos os factores. 

É necessária então uma rotina de cuidados básicos com a pele do resto para se minimizar (uma vez que é impossível eliminar) os efeitos negativos sobre ela, e esta rotina deve fazer obrigatoriamente parte da nossa higiene diária.

Sei que podem dizer que é chato ou cansativo fazer todos estes passos, mas posso garantir-vos que ao fim de algum tempo vão conseguir ver resultados e aí já nem vai ser "chato" estes passos uma vez que eles já estão inceridos na nossa rotina do dia-a-dia.
Vamos então:


Limpeza de pele


Limpar a pele é fundamental para eliminar as células mortas, as secreções naturais da pele, os resíduos de poluição e de maquilhagem... A limpeza tem como objectivo a higienização da pele com produtos específicos, de forma a eliminar as impurezas da pele. Este passo é indispensável para qualquer tipo de pele uma vez que é muito importante remover as impurezas dos poros. A limpeza de pele deve ser feitas todos os dias, de manhã e à noite.




Esfoliação da pele

O esfoliante é basicamente uma limpeza de pele mais profunda, que elimina as impurezas e as células mortas de forma eficaz. A esfoliação estimula também estimula a renovação natural de células da pele. Além de tudo isto a esfoliação também prepara a pele para receber tratamentos complementares, melhorando, por exemplo a absorção de loções hidratantes. Esta deve ser feita uma vez por semana.




Máscara Facial

A máscara facial é algo que não deve ser esquecida, uma vez que ela ajuda a fechar os poros.
São diversos os componentes que se podem encontrar nas máscaras faciais, sendo que esta deve ser escolhida conforme a necessidade de cada tipo de pele. As algas marinhas são nutritivas e bons desintoxicantes da pele. A argila, quando em conjunto com as algas nutritivas marinhas, retira as impurezas e limpa a pele em profundidade. Logo a mistura ideal para quem quer obter uma pele limpa e saudável, é constituida por algas marinhas e argila.





Tónico Facial

O tónico facial é utilizado para complementar a limpeza de pele. Ele tem o papel de protegê-la, ajudando a reduzir a aparência de poros dilatados e uniformiza também a textura da pele. Esta loção ajuda a manter a humidade natural da pele e proporciona mais elasticidade à pele.


Hidratação Facial


Após todo este ritual de limpeza, a pele está preparada para receber um boa hidratação.
O uso de um hidratante fac com que a pele reponha a sua humidade, eliminando tensões e suavizando as rugas. A hidratação deve ser aplicada em todos os tipos de pele, desde peles secas a peles que estejam expostas ao sol em demasia. A aplicação proporciona um resultado imediato sendo que é também um óptimo método de prevenção do envelhecimento, uma vez que é criada uma película protectora para a pele.





Protetor Solar

O uso de protetor é essencial para proteger a pele da ação dos raios solares, que é um dos maiores vilões do envelhecimento precoce. Ele deve ser utilizado todos os dias, quer se esteja na praia ou não. O filtro solar ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, o que reduz as queimaduras solares. Deve ser utilizado um protetor especifico para o rosto com a proteção de 50.





Creme para a Área dos Olhos

Esta área merece uma atenção especial uma vez que é a parte mais sensível do rosto. É o local onde aparecem as primeiras rugas.
É importante utilizar cremes específicos para a região ao redor dos olhos, para manter o local devidamente hidratado, melhorar a textura da pele e promover uma renovação celular superficial. Com o uso diário e contínuo é possível evitar o aparecimento de linhas indesejáveis.


Dicas para uma pele bonita
  • Reserva alguns minutos, duas vezes por dia, para poderes cuidar da tua pele;
  • Bebe bastante água, é fundamental para o bom funcionamento do organismo;
  • Tenta manter uma alimentação equilibrada, à base de legumes, frutas e alimentos ricos em fribas;
  • Procura ter um sono de qualidade e durante o tempo necessário;
  • Pratica exercício regularmente;
  • Faz ginástica facial, por exemplo sorri muito e depois põem-te normal, repete isto várias vezes, podes também levantar as sombrancelhas, são alguns exemplos.


O que não se deve fazer à pele

  • Expor diretamente a pele ao sol sem a devida proteção;
  • Dormir sem retirar a maquilhagem;
  • Ingerir alimentos gordurosos, fritos e carnes vermelhas em excesso;
  • Fumar, beber álcool;
  • Expor-te à poluição.




E que cuidados têm vocês com a vossa pele? Gostaram deste post?


4 comentários:

  1. Adorei adorei o teu blog miuda!! É a primeira vez que estou a visitar e já estou "viciada" eheh

    With love, Bárbara
    www.preppylemonade.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostaste :D
      Adoro que gostem do meu trabalho, continua a visitar!

      Beijinhos :D

      Eliminar
  2. Obrigada pelo comentário! :D
    As tuas dicas foram muito úteis, costumo ter bastantes cuidados com a minha pele! ;)

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste e é muito importante ter todos estes e mais alguns cuidados.
      Continua a visitar!

      Beijinhos :)

      Eliminar